EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÃO SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Gabrielly Marcelino Uchoa
  • Antonio Cesar de Abreu Junior
  • Antonio Elton da Silva Brito
  • Geanderson Sousa de Moura
  • Leonardo Moreira Quixadá
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Este trabalho é resultado dos grupos de estudo realizados por bolsistas do subprojeto Geografia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A ação objetiva apreender e aperfeiçoar os conhecimentos para melhor intervir em sala de aula na Educação Básica; contribuir para a educação patrimonial dos estudantes. A temática de estudo Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental foi escolhida pela equipe que atua na EEM Liceu de Messejana em virtude do valor histórico que o bairro Messejana ocupa em Fortaleza - CE. Como metodologia foram realizados: estudos pelo Google meet com base em artigos como “Cultura e Brincadeira: Uma Reflexão Sobre as Tradições Juninas no Contexto Escolar (SILVA et. al, 2013); palestras com profissionais que trabalham com patrimônio ambiental e histórico do bairro; preparação para o projeto sobre Patrimônio Cultural e Ambiental de Messejana para as turmas do Ensino Médio, 1º ano. As intervenções acontecem quinzenalmente no período de 11 de agosto de 2021 a 01 de dezembro de 2021. A Educação Patrimonial hoje encontra-se formalizada nos currículos escolares com base em uma política pública nacional que é regida e recomendada pelo Guia Básico de Educação Patrimonial (1999). No contexto escolar, as datas comemorativas, proporcionam aos discentes um conhecimento de patrimônios materiais e imateriais e, também trabalham ludicidade mediante atividades e brincadeiras, constroem o universo lúdico, proporcionam prazer, emoções que estão diretamente ligadas ao desenvolvimento cognitivo dos discentes. Porém, como uma espécie de patrimônio, a cultura imaterial não pode ser desenhada de acordo com os modelos ensinados na Cartografia, esta pode ser desenhada com bens móveis ou imóveis, como edifícios e obras de arte, e até sítios arqueológicos. Como aprendizagem da prática docente, percebe-se a importância do estudo para potencializar o planejamento e a prática de ensino dos professores em formação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência