ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE A ESSE CENÁRIO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA.

Autores

  • Natanielly Najara Mendes Rocha
  • Venythyais Costa de Oliveira
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

Em decorrência da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19) e mediante o isolamento social imposto para evitar aglomerações e consequentemente propagação do vírus, diversos profissionais de variadas áreas tiveram que se adaptar ao formato remoto e ao uso constante das tecnologias para realizarem suas atividades laborais, e com os profissionais da área da educação não foi diferente. A presente pesquisa objetiva analisar alguns dos desafios enfrentados por professores(as) em sua prática docente diante desse cenário pandêmico, buscando também destacar alguns de seus sentimentos envoltos nesse processo. A pesquisa de caráter qualitativo teve como procedimento metodológico, a aplicação de um questionário via Google Forms realizado com cinco professoras do ciclo de alfabetização da rede pública de Fortaleza. Dentre as respostas as mais comuns foram busca por garantir a participação de todas as crianças via whatsapp; a falta de conhecimento e habilidade com as mídias (tanto das professoras, quanto dos pais que acompanhavam os filhos nesse processo de ensino-aprendizagem); o aumento considerável de horas trabalhadas e a falta do contato presencial com o aluno. Os resultados apontam o quanto esse formato remoto está sendo desafiador e desgastante para as professoras e de como esse contexto extrapola os esforços docentes. Os sentimentos envoltos nesse período e formato de aulas mais apontados foram a ansiedade, impotência, insegurança, saudade e também a desmotivação. As professoras relataram ainda que estão buscando realizar suas atividades profissionais de maneira a considerar o contexto real das famílias, bem como está sendo feito o possível no desenvolvimento do seu trabalho docente, nesse formato remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência