ENTRE SIMBOLOGIAS E INTERPRETAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A PRÁTICA DO PIBID SOBRE TELAS

Autores

  • Filipe Barcelos Koeche
  • Lis Bastos Silvestre
  • Laiza Maria Freitas Almeida
  • Danielle Maria Pereira Menescal
  • José Lucas Alves Timbó Luciana Venâncio Luiz Sanches Neto
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Introdução: A mobilização relacionada à prática pedagógica da educação física escolar no modelo de ensino remoto, instaurado em função da pandemia da COVID-19, trouxe reflexões sobre a ideia de promoção de símbolos - de imagem, som, conteúdo e indivíduo reprodutor (professor) - nas práticas exercidas pelos bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivo: Abordar questões relacionadas à formação do bolsista em um profissional crítico, capaz de interpretar as imagens que o próprio constitui; em destaque a imagem que, num sinônimo próximo ao metafísico, se instaurou sobre uma tela: a prática do ensino remoto e sobre a interpretação das aulas de educação física por parte dos alunos e alunas. Metodologia: Este estudo consiste em um relato de experiência no PIBID que, de forma remota, utilizou-se de comunicações virtuais - whatsapp, google sala de aula e meet - e sustenta suas reflexões na hermenêutica de Paul Ricoeur. Resultado: Durante a experiência do PIBID, em função do ensino remoto, as condições da prática eram realizadas por meios de comunicação inabituais ao ensino regular. McLuhan cita “o meio é a mensagem” e a necessidade de compreender a elaboração dos símbolos na produção audiovisual da aula remota, que Betti (1997) apresenta como a alquimia "som-palavra-imagem", em interação na qual cada elemento tem sua linguagem específica. Cabe ao professor, mediador da simbologia, a proposição de uma prática que oriente à mais provável das interpretações. Conclusão: A elaboração das práticas pedagógicas - em destaque ao momento de pandemia (2020-21) - com a utilização e presença cada dia mais acintosa das tecnologias, mediadas por imagens, no conteúdo e no dia-a-dia, trazem ao observador a reflexão de uma valorização das discussões baseadas nas teorias da imagem e teoria da interpretação nos cursos de licenciatura, base da futura docência.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência