O USO DA PLATAFORMA KAHOOT NO AUXÍLIO NAS ATIVIDADES REMOTAS DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UFC PARA ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Kayron Emerson Fonseca Lustosa
  • Alessandra Mariano da Silva
  • Prof Me Ricardy Leonam Pontes Mesquita
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

Resumo

A dificuldade de uma migração do ensino presencial para o remoto foi desafiadora e trouxe a sensação de falta de preparo para quem estava envolvido nesse processo, como houve no caso da pandemia de coronavírus. O uso de aplicativos no ensino, principalmente em tempos como esse, tem grande importância. Um exemplo desses aplicativos é a plataforma educacional “Kahoot”, tem como objetivo dinamizar o ensino através de quizzes interativos, no qual há um ranking por pontuação. Além da facilidade de manuseio, a plataforma se encontra como aplicativo ou site, podendo ser utilizada em celulares, tablets ou computadores com conexão à internet. O programa oferece duas opções de questões; podem ser criadas em formato de múltipla escolha, ou de verdadeiro ou falso, onde há um tempo para a resposta em ambos, entre 5 segundos a 4 minutos. O PIBID-Química da UFC utilizou o Kahoot nas atividades com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do E.E.M.T.I. Santo Afonso, como tarefa adicional de casa, de maneira assíncrona, com objetivo focado na abordagem de assuntos preparatórios para o ENEM. As atividades tiveram em vista principalmente o assunto de Funções Orgânicas por ser um tema recorrente no certame, sendo elaboradas 5 questões com tempo de 20 segundos de resposta cada. Foi utilizada pelo professor, a dinâmica de recompensa com uma bonificação na nota para os alunos que fizessem o quiz. Com implementação da plataforma, houve uma maior participação e aceitação dos alunos com o conteúdo e possibilitou também, o trabalho remoto das atividades do projeto do PIBID-Química na escola. Ainda assim, houve uma vantagem a mais além do uso da plataforma para a fixação do conteúdo: a percepção do progresso e de como os alunos estavam se adaptando ao novo formato remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência