O USO DE QUIZ NAS ATIVIDADES REMOTAS DO SUBPROJETO PIBID QUÍMICA UFC PARA ALUNOS DO PARA O ENSINO DA QUÍMICA NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Alessandra Mariano da Silva
  • Kayron Emerson Fonseca Lustosa
  • Prof Me Ricardy Leonam Pontes Mesquita
  • Pablyana Leila Rodrigues da Cunha

Resumo

Atualmente com os novos meios de tecnologia e no atual cenário pandêmico em que o mundo está passando, o ensino da Química tem se tornado um novo desafio, visto que com a vinda do ensino remoto, matérias com muita teoria podem se tornar pouco atrativas ou de difícil entendimento para alguns alunos. Com isso, os professores vêm se esforçando para encontrar diferentes métodos de ensino e avaliação que possam se mostrar interativos e divertidos ao mesmo tempo em que são eficientes. Para isso, o uso de algumas ferramentas, sejam digitais ou físicas são boas opções. Como um desses meios atualmente utilizados, tem-se o aplicativo Kahoot que foi escolhido pelo subprojeto PIBID-Química para ser utilizado como recurso digital nas atividades com as turmas do 2° ano da Escola EEMTI Santo Afonso. O Kahoot é uma plataforma online em que o professor pode trabalhar com perguntas em formato de quiz. O programa oferece um ambiente dinâmico com animações, cores e sons para cada momento, e com tempo limitado ou não para a resposta das perguntas que pode ser determinado pelo professor na criação do quiz, ele também tem opções de adição de comentários e imagens pelo criador das questões, possibilitando com que fossem adicionadas referências e curiosidades em meio as respostas do quiz. Ao final de tudo isso, a plataforma disponibiliza uma lista com o ranking, pontuação e número de acertos de cada aluno para o professor. Para a formulação do quiz no Kahoo, foram realizadas sete perguntas, algumas com opções de resposta em quiz, algumas com frases e outras com imagens para estimular o raciocínio, e ainda outras foram com opções de verdadeiro e falso. Todas trabalharam com o assunto: Termoquímica. O quiz do Kahoo foi realizado de forma assíncrona com os alunos. Baseado nas respostas e acertos dos alunos foi visto que eles aderiram ao uso da desta plataforma com interatividade, contemplando o aspecto lúdico, ao mesmo tempo em que faziam uma revisão do conteúdo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência