O USO DE SOFTWARE DE EDUCAÇÃO NAS AULAS REMOTAS

Autores

  • Jose Everton Holanda Ferreira
  • Marcelo Ferreira de Melo

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) traz uma proposta de melhorar o ensino público através de metodologias produzidas pelos seus integrantes, sendo estes alunos das licenciaturas. Nesse trabalho pretendo abordar a importância do uso de softwares de educação no que diz respeito às aulas remotas de matemática, usando como exemplo as atividades de reforço ofertadas pelo PIBID para os alunos de primeiros anos da escola EEM Governador Adauto Bezerra. O ensino de matemática, dentre outros, se defasou durante o ensino a distância, provocado pela pandemia do Coronavírus, além disso, existe uma grande maioria de alunos que não gostam muito dessa matéria. Por isso, trouxemos a proposta de sempre buscar algo diferenciado em algumas aulas, para tentar atrair esses alunos e ainda ensiná-los de forma dinâmica. O retorno desses alunos em relação a essa prática é positivo, os que participaram gostaram bastante dos softwares usados, trazendo comentários relevantes e de agradecimentos. Em algumas ocasiões foram ministradas aulas com o uso do Kahoot (site educativo que produz “Quiz” de várias temáticas) e Jamboard (lousa interativa, em que professores e alunos podem colaborar entre si na resolução de respostas) tornando a aula mais interessante e acolhedora e isso com certeza serviu como incentivo para que o ensino de matemática pudesse ser mais divertido e menos complicado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência