PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERCURSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS (AS) DURANTE AS AULAS NO ENSINO REMOTO

Autores

  • Francisco Pereira SÁ Neto
  • Alana Raquel Souza da Cunha
  • Lyvia Rafhaela Uchoa Moraes
  • Felipe Néo dos Santos
  • Luciana Venâncio Luiz Sanches Neto
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: Esse documento consiste em um relato de experiência de um professor supervisor e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de licenciatura em Educação Física Universidade Federal do Ceará. OBJETIVO: Compartilhar incidentes críticos identificados nas narrativas nas aulas de educação física, durante o ensino remoto, e dialogar com o percurso. METODOLOGIA: A partir dessa ideia, realizamos um Planejamento Participativo (PP) por meio da plataforma Google Forms, para que, com os (as) alunos (as) pudéssemos discutir as temáticas que serão estudadas, utilizando tanto o que eles querem aprender quanto com o que eles precisam aprender. Uma dessas temáticas foi unir a justiça social atrelada ao esporte em aulas de educação física escolar de turmas do 9° ano do ensino fundamental de uma escola no município de Fortaleza/CE. RESULTADOS: Ocorreram algumas limitações para a realização do trabalho coletivo, essas dificuldades se concentraram, principalmente, na baixa assiduidade de alunos (as) nas aulas remotas. Essa ausência pode ser ocasionada pela falta de dispositivo para acompanhar as atividades e a desmotivação com os estudos, problemas socioeconômicos, assim acarretando o desinteresse e evasão escolar. CONCLUSÃO: O trabalho realizado foi bastante relevante para o conhecimento e a aprendizagem dos (as) alunos (as), que apreciaram e elogiaram a perspectiva trabalhada na aula, baseada em uma temática escolhida colaborativamente no PP, contribuindo, positivamente, na assiduidade e participação nas aulas por esses (as) estudantes. Compreendemos a importância da inserção de assuntos voltados à justiça social esportiva nas aulas e no cotidianos dos (as) aprendizes, pois as temáticas são de extrema relevância para a construção de pensamento crítico, fazendo com que os (as) estudantes construam posicionamentos racionais, conscientes e com embasamento político e social válidos de opiniões verdadeiras e construtivas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência