PIBIDIANOS(AS) E A JUSTIÇA SOCIAL: PERCEPÇÕES ACERCA DOS(AS) ALUNOS(AS) NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS REFLEXÕES

Autores

  • Alana Raquel Souza da Cunha
  • Francisco Pereira Sá Neto
  • Felipe Néo dos Santos
  • Luciana Venâncio
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

INTRODUÇÃO: Esse documento consiste de um relato de experiência realizado em uma escola-campo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência, no município de Fortaleza/CE em parceria colaborativa entre o docente supervisor e discentes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Ceará. OBJETIVO: Analisar narrativas vivenciadas em aulas remotas de educação física escolar lecionadas para turmas do 9° ano do ensino fundamental, com ênfase nas vivências e experiências dos (as) alunos (as). METODOLOGIA: Para procedimentos metodológicos foi utilizado um questionário através da plataforma Google Forms em que constavam itens sobre conteúdos da educação física e a relação desses com temáticas da justiça social, pois compreendemos a escola como espaço de discussões e debates acerca da sociedade de modo amplo e crítico. RESULTADOS: As ações se apresentaram por meio de diálogos oportunizados durante as aulas síncronas com o intuito de propiciar uma reflexão crítica. Cabe destacar relatos de experiências e situações vividas pelos (as) próprios (as) alunos (as) do 9° ano do ensino fundamental e suas percepções socioculturais e esportivas antes e após as aulas, sendo possível notar a ressignificação e a reflexão diante de temáticas complexas da sociedade. CONCLUSÃO: Compreendemos a relevância da inserção de temas atrelados à justiça social na escola, pois é fundamental discutir, analisar e refletir para a construção da criticidade e aquisição de saberes culturais, históricos, sociais, políticos e econômicos do país.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência