“PIPOCA PEDAGÓGICA”: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COM O PIBID NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Laiza Maria Freitas Almeida
  • Filipe Barcelos Koeche
  • Olivia Aparecida Lourenço Colares de Lima
  • Danielle Maria Pereira Menescal
  • Lis Bastos Silvestre Luciana Venâncio Luiz Sanches Neto
  • Luiz Sanches Neto

Resumo

Introdução: A Lei nº 10.639/03 torna obrigatória a abordagem da história afro-brasileira e indígena, sendo uma oportunidade de desconstruir o currículo eurocêntrico em reconhecimento às origens e memórias da herança cultural desses povos na formação da sociedade brasileira. A educação física promove a descolonização curricular, não trata-se apenas de transferir ou reproduzir saberes, mas despertar, nos(as) educandos(as) o pensamento crítico como relevante na apreensão dessa temática. Nessa perspectiva, o(a) professor(a) coordenador(a) de núcleo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) propôs a estratégia de “pipocas pedagógicas” como alternativa de dialogar com os fatos no cotidiano escolar. Objetivos: promover discussão crítica-reflexiva sobre as relações étnico-raciais na escola e na construção curricular com estudantes. Metodologia: O trabalho é um relato de experiência a partir de uma “pipoca pedagógica” produzida após uma aula de educação física, durante o ensino remoto, em uma escola municipal da rede pública de Fortaleza, composta por cinco bolsistas do PIBID e a professora supervisora. Resultados: Durante uma aula de educação física, um dos discentes fez uma fala vinculando o termo “macumba” a “feitiçaria”, e a partir disso, foi realizada uma discussão sobre as questões étnico-raciais a fim de desconstruir estruturas culturais tidas como hegemônicas em nossa sociedade, o debate rendeu participação positiva dos(as) discentes, apesar da fala que emergiu na produção desse texto. Considerações Finais: A proposta de uma educação popular é valorizar a reflexão crítica e democrática sobre o reconhecimento étnico-racial dos discentes e avaliar os conhecimentos prévios dos(as) alunos(as) para elaborar aulas e propor questões que viabilizem o debate para desconstruir ideias discriminatórias sobre a cultura desses povos, pois macumba, citada acima, é um instrumento musical.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência