PROJETO “EXPLORANDO O MEU MUNDO”: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Autores

  • Carlos Magno Vieira dos Santos
  • Thais da Silva Braúna
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

O presente estudo busca avaliar as vantagens e dificuldades da implementação da pedagogia de projetos por meio do trabalho desenvolvido pelo PIBID do Curso de Pedagogia da UFC na turma de Infantil V de uma escola pública de Fortaleza. Para esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se como apoio teórico Nogueira (2008) e como metodologia a observação participante das correspondências e documentos compartilhados no grupo de interação da turma na ferramenta WhatsApp. Com o advento da pandemia de COVID-19 e a demanda de planos inovadores capazes de aproximar as crianças ao trabalho pedagógico dos docentes, no contexto de isolamento social, o PIBID Pedagogia criou o projeto “Explorando o Meu Mundo” para proporcionar suas vivências junto às turmas, acompanhadas pelo programa, na escola. Todas as crianças da turma acompanhada receberam um caderno brochura capa dura de 96 folhas para produzirem portfólios individuais e, em conjunto com seus responsáveis, foram registrando as vivências, orientadas pelos alunos bolsistas e supervisionadas pelas professoras regentes, as quais reuniram propostas lúdicas referenciadas pelos conteúdos programáticos de acordo com cada nível de ensino. Como resultados destacamos que por meio da pedagogia de projetos foi possível desenvolver práticas de leitura e de produção de textos em diferentes linguagens, tomando como mote, o espaço geográfico, as relações consigo e com o outro e os conhecimentos prévios dos alunos. Contudo, apesar de pensarmos estratégias para mobilizar a turma, baseando-nos na perspectiva lúdica e afetiva da pedagogia de projetos, não foi possível garantir a interação e o retorno de 100% da turma, por motivos inerentes à própria dinâmica do ensino remoto, elencados a seguir: ausência ou dificuldade de acesso à internet, carência de computador ou celular para participar das vivências, falta de interação entre as próprias crianças e indisponibilidade dos responsáveis para auxiliá-las. .

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência