REFLEXÕES FILOSÓFICAS NO CLUBE DE LEITURA RUI BARBOSA

Autores

  • Francisco Wesllen Ribeiro da Silva
  • Ycaro Ícaro Victor Custódio Lyra
  • Ana Celia Clementino Moura

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma oficina desenvolvida no Clube de Leitura do Colégio Estadual Rui Barbosa, localizado em Maracanaú, Ceará, onde atuamos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. A atividade teve como objetivo principal incentivar a leitura de textos filosóficos em sala de aula e na vida em geral e como objetivo secundário, desmistificar que a filosofia é algo complicado ou inalcançável. Para cumprir tal objetivo, trabalhamos com o Mito da Caverna, também chamado de Alegoria da Caverna, de Platão, o encontro foi dividido em duas partes onde apresentamos perspectivas diferentes partindo das seguintes questões: será que não vivemos em meio a sombras atualmente? Será que não estamos em uma caverna? A experiência contribuiu significativamente para a nossa formação enquanto futuros professores pois foi um momento no qual atuamos com alunos do ensino básico. Havemos de destacar ter sido essa a primeira vez na qual tivemos essa oportunidade. Além de despertar a visão crítica dos alunos, tentamos discutir assuntos densos de forma leve fazendo analogias e correlações com situações práticas para que assim, cumprissemos nosso objetivo. No trabalho que desenvolvemos no clube de leitura Rui Barbosa direcionamos a visão da alegoria da caverna para o mundo hodierno, tendo em vista a vida cotidiana dos alunos, a situação sociopolítica do Brasil, tão influenciado por fake news. Relatar a experiência fundamentando-a, é o que faremos nesse trabalho. Palavras-chave: Leitura. Mito da Caverna. PIBID. Graduando em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista PIBID/CAPES, wesllenribeiro@alu.ufc.br Graduando em Letras Português e Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista PIBID/CAPES, icarolyra@alu.ufc.br

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência