RELATOS DE EXPERIÊNCIAS SOBRE O 2° EF NA PANDEMIA

Autores

  • Jenifer de Castro Fonseca
  • Luísa Maria Correia de Norões Queiroz
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

O presente texto é fruto das experiências da bolsista do PIBID e da professora supervisora da escola parceira do programa com a turma do 2° ano manhã do EF, durante o ano de 2021. A pesquisa tem como objetivo analisar as interações que as autoras tiveram com as crianças e familiares através da plataforma Google Meet e pelo Whatsapp. Uma vez por semana houve aulas síncronas e atividades diagnósticas para um melhor acompanhamento das aprendizagens no ambiente familiar e os comportamentos que as crianças tiveram nesse formato remoto provocado em decorrência da pandemia de COVID-19. Pautamos no referencial teórico em Soares (2020). A pesquisa é de abordagem qualitativa, participativa e com registros das experiências nesse período. Como resultados, assinalamos que o contexto virtual complica as interações e aprendizagens entre crianças e a professora, pois o contato e a proximidade são limitados e com forte influência dos familiares, de modo a ter pouca participação das crianças. Considerando que a turma tem 24 crianças, nos encontros síncronos - via Google Meet - somente de duas a quatro participam, - o que se traduz em um número expressivamente baixo de participação. Quanto às devolutivas das atividades, até metade ou menos enviam o solicitado. Nessas interações online, percebemos a inibição e dificuldade das crianças em manter o foco na atividade e na professora. Além disso, também percebemos as intervenções dos responsáveis para responder pelas crianças. Tais interações dependiam da disponibilidade da família e sofriam influência das pressões ocasionadas pelo contexto doméstico e outros afazeres dos familiares sobre seus filhos e filhas. Tal realidade expressa as dificuldades de interação e confiança entre estudantes e professora. Apesar de ainda não ser possível avaliar o nível das consequências de aprendizagem sobre esse formato virtual, podemos inferir o déficit que ele trouxe, por conta das limitações nas interações e nas possibilidades de mediações.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência