VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Autores

  • Matheus Santiago Camurca
  • Marcelo Ferreira de Melo

Resumo

Primeiramente, o PIBID é uma bolsa de iniciação à docência, voltada para alunos de início de graduação em cursos de licenciatura. Seu objetivo é de aproximar o licenciando com a escola pública de maneira, digamos, mais cedo. Eu, Matheus Santiago Camurça, aluno do curso de licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Ceará irei relatar a minha experiência com a bolsa( que não foi concluída ainda), bem como o que planejamos nesses meses de bolsa. Eu entrei em outubro de 2020 no Escola Governador Adauto Bezerra, onde com mais 7 colegas e a supervisão da nossa professora, desenvolvemos atividades voltadas à escola. Uma das primeiras atividades foi em conjunto com a SRM(Sala de Recursos Multifuncionais) que é o departamento do colégio voltado para atender e supervisionar os alunos com alguma deficiência. Particularmente, pensamos em desenvolver estratégias para ajudar os alunos da escola a ter mais facilidade com o aprendizado em matemática. Particularmente, uma das minhas ideias, junto com o meu colega J.F. era de construir um ciclo trigonométrico com texturas, mas por conta do agravamento da situação da COVID, tivemos que mudar os planos e readequar os planejamentos. Durante o primeiro semestre de 2021, estive engajado no reforço da escola, que visava reforçar e até complementar a base em matemática básica, que ajudou muitos alunos a poder compreender melhor as aulas de matemática regulares. Também estive engajado no projeto de leitura de provas para alunos com deficiência visual. Esse segundo projeto, na minha opinião, foi o que mais obtive melhores resultados. No começo do projeto eu entrei meio relutante, pois nunca havia interagido com pessoas deficientes visuais na minha vida. Entretanto, com o passar das semanas, pude perceber que eles eram alunos bastante inteligentes, aplicados e ágeis. Junto da tutela da professa Mariza( a responsável pela SRM) pude me sentir confortável e também os alunos foram gentis e atenciosos, ajudando no processo.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VII Seminário Institucional de Iniciação à Docência