A ARTE DE LADRILHAR UTILIZANDO O JAMBOARD NO ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Elaine de Farias Giffoni De Carvalho
  • Amsranon Guilherme Felicio Gomes da Silva
  • Elaine de Sousa Teodosio
  • Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião
  • Maria José Costa dos Santos
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O ladrilhamento é uma técnica que pode ser utilizada em diversas frentes de aplicações, como pisos, estamparia de tecidos, artesanatos, dentre outros. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo propor uma atividade com ângulos internos dos polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, a partir dos conceitos e propriedades de Geometria presentes nesta arte, que consiste no preenchimento do plano, por moldes, sem superposição ou buracos. A pesquisa a ser realizada é do tipo pesquisa-ação com abordagem qualitativa e pretende utilizar como ferramenta o Jamboard, uma lousa interativa no qual professores e alunos podem trabalhar de forma colaborativa, integrada ao Google Workspace. O Jamboard, será utilizado para a estruturação de uma oficina, no intuito de possibilitar aos estudantes a construção dos conceitos de Geometria de forma interativa, criativa e reflexiva. A oficina se pautará nas Metodologias Ativas, em especial, a Aprendizagem Baseada em Problemas. Destaca-se que essa proposta poderá oportunizar um aprendizado a partir de ações proativas, entre professores e estudantes, auxiliando na construção e reconstrução de conceitos matemáticos, favorecendo um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem. Recomenda-se esta atividade como proposta de aula para os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, possibilitando a integração entre diversas estratégias de ensino e de aprendizagem.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes