A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO FILME NO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriele Aparecida de Vasconcelos Sousa
  • Letícia Sousa Silva
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

Com a pandemia da Covid – 19, o mundo se viu na necessidade de fazer isolamento social. As escolas precisaram fechar e as aulas passaram a acontecer no formato do ensino remoto emergencial. Muitas foram as dificuldades, mas a forma de interagir com os alunos, em atividade de leitura pareceu ter sido um dos problemas mais acentuados. Nesta comunicação, apresentamos um relato de experiência do Projeto Residência Pedagógica de língua portuguesa sobre didatização do gênero literário oral filme. A proposta decorreu de questionamentos que fizemos sobre a necessidade de motivar o aluno na aula de leitura para a realidade da aula remota emergência. Nosso objetivo para esta comunicação é apresentar uma proposta de didatização do gênero filme, a partir do dispositivo sequência didática, capaz de despertar o interesse do aluno da Educação Básica pela leitura, pois entendemos a relevância dela para a formação intelectual e cidadã dos indivíduos. Para preparar o material da oficina, foram selecionados trechos e elaborado um quiz em forma de jogo interativo. As perguntas eram voltadas para a interpretação de cenas selecionadas do filme, a partir do tema e de elementos linguístico-discursivos. O link foi disponibilizado no Google Meet para a turma. As atividades propostas foram alinhadas às reflexões teóricas que abrangem concepções e modelos de leitura (BRAGGIO, 2012); e didática do ensino da leitura (LEURQUIN, 2001). Os resultados mostraram uma maior qualidade na interação didática e resultados melhores no nível de compreensão. A sequência didática (DOLZ e SCHNEUWLY 2004) permitiu perceber dificuldades da turma e preparar intervenção. Os estudos realizados por Costa e Silva (2019) contribuíram para entendermos uma crescente aproximação da leitura de textos virtuais e utilização das tecnologias. Ao final, constatamos que os objetivos fossem bem recebidos pelo auditório, situação pouco comum no contexto remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes