A DOCÊNCIA E SUA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA VIVÊNCIA EM PANDEMIA

Autores

  • Josefa Jackline Rabelo
  • Sophia Rolim de Assunção Bisio

Resumo

O presente resumo versa sobre uma experiência Docente de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, vivenciada dentro do percurso curricular do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pertencente à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tal disciplina teve seu êxito no período de período temporal de 10 de maio a 2 de setembro de 2021, tendo sido orientada pela Profa. Dra. Josefa Jackline Rabelo. Devido à crise pandêmica do coronavírus, a respectiva disciplina ocorreu de forma virtual, com dois horários por semana, sendo toda segunda-feira e quarta-feira, no período da manhã, dedicados a integralmente a mesma, em conformidade com o que aconteceria comumente no presencial. O estágio tinha como objetivo a realização de aula síncronas ou assíncronas, dependendo da atividade proposta pelo plano da professora orientadora. A ação docente foi realizada em dupla, definido no início da disciplina. As aulas da turma que observaríamos estava ocorrendo por meio de um grupo do aplicativo de mensagens Whatsapp. O lócus da investigação deu-se através de uma turma do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pertencente à rede pública municipal de Fortaleza, situada no bairro Planalto Ayrton Senna. A turma era composta por cerca de 29 alunos matriculados, no qual foram feitas atividades de matemática com a mesma. Ainda, realizou-se entrevista virtual com uma das mães dos alunos. Na respectiva disciplina, a docente responsável utilizou a confecção de relatório da experiência como mote metodológico de organização do vivido, também servindo como ferramenta de avaliação da vivência, mostrando os percursos pedagógicos realizados durante o semestre com a turma, sendo este apresentado a todos os discentes do curso supracitado ao final da disciplina. Por fim, concluiu-se que a formação em pedagogia precisa cada vez mais adequar-se à realidade social, onde a prática docente ficará ainda mais complexa em um contexto pós-pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes