A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA CONSTRUÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES INOVADORES

Autores

  • Ana Beatriz Torres
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

O PIBID é um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, que tem como objetivo proporcionar que os futuros docentes tenham um contato com a realidade educacional na rede de educação pública, antes de sua licenciatura concluída. Desse modo, pode-se dizer que o PIBID tem um grande impacto na vida acadêmica e profissional do licenciando, pois ele contribui na formação prática e teórica do futuro educador, possibilitando diferentes aprendizagens no chão da escola e assim possa ser um bom profissional e oferecer um ensino de qualidade para seus alunos, ainda que perante as dificuldades e obstáculos existentes. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é compreender a importância e o impacto que o PIBID causa na formação de professores. Como embasamento teórico utilizou-se as contribuições de Tardif (2002) e a Lei Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996, que institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Na pesquisa de abordagem qualitativa, utilizou-se a entrevista semi estruturada com ex- participantes do PIBID Pedagogia UFC.. Dessa maneira, foi possível coletar informações a respeito da contribuição do programa na formação dos futuros docentes que deste fizeram parte. Como resultados das entrevistas que continham 2 perguntas fundamentais, sendo uma relacionada ao nível de satisfação/insatisfação com o PIBID e a outra sobre os pontos positivos e negativos do programa, notou-se que de fato existe uma grande satisfação entre os ex-pibidianos. Segundo esses alunos, o PIBID contribuiu na formação na medida em que enriqueceu a formação teórica e prática destes e favoreceu na reafirmação da escolha profissional para a docência. Portanto, é imprescindível que ações formativas desta natureza, para o exercício da docência exista nos cursos de licenciatura, unindo tanto a teoria como a prática, sendo muito importante estimular os futuros educadores para que eles promovam um ensino de qualidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes