A LITERATURA FRANCESA CONTEMPORÂNEA ESCRITA POR MULHERES EM UM PROJETO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gleyda Lucia Cordeiro Costa Aragao
  • Adriana Almeida Colares

Resumo

Pretendemos apresentar um relato de experiência acerca de um projeto de mediação de leituras no contexto da extensão (Casa de Cultura Francesa-CCF) denominado: Lendo escritoras francófonas. Esta iniciativa consiste em ler, analisar e discutir obras de literatura francófona publicadas a partir do século vinte até o dias atuais, buscando identificar e problematizar as questões apresentadas por escritoras de perfis e origens diversas no meio francófono e suas temáticas plurais. Através deste projeto buscamos sedimentar uma formação que possibilite aos futuros professores de língua francesa uma visão ampla e atualizada de sua produção literária. Considerando a literatura como um reflexo de uma sociedade plural e em constante mudança, analisamos a obras já canônicas, bem como publicações recentes que ainda não constavam nas bibliografias de disciplinas da grade curricular. O projeto foi concebido para funcionar em modo remoto, pois é aberto para a participação do público em geral que nem sempre é domiciliado na cidade de Fortaleza e deste modo, oportunizamos também a participação de membros de outros estados. A equipe deste projeto é formada por uma professora coordenadora, uma professora membro e três alunas do curso de Letras-Francês, com bolsa da PROGRAD (PAIP). A equipe se reúne quinzenalmente para analisar as obras que serão discutidas com o público participante. Promovemos a leitura de dois livros por mês, através de encontros quinzenais com duração de uma hora e meia. Diante do interesse por temas suscitados em algumas leituras, utilizamos também outros recursos para complementarmos nossas análises: podcasts, vídeos e filmes. Até o momento, analisamos seis obras ficcionais e de modo geral, as bolsistas e participantes se mostraram satisfeitos com os textos escolhidos, os temas discutidos e a metodologia do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes