A TUTORIA COMO ESPAÇO FORMATIVO: ESTUDO, REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM CURSO DE EXTENSÃO

Autores

  • Aleandra de Paiva Nepomuceno
  • Aurinete Alves Nogueira
  • Carmem Stela Vasconcelos Costa Gadelha
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

Consideramos relevante a relação teoria e prática na elaboração do conhecimento do professor para o desenvolvimento da prática docente. No entanto, o excesso de trabalho na educação básica, limita as possibilidades e oportunidades dos professores dedicarem tempo ao estudo e a pesquisa, deixando-os imersos na execução sem a possibilidade de ponderações aprofundadas sobre seu labor. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a relevância da atuação de professoras da educação básica como tutoras em um curso de extensão para alfabetizadores na constituição de suas práxis docente. O referido curso está vinculado a Faculdade de Educação da UFC. Foram usados como fonte para coleta de dados os registros feitos no diário de campo das tutoras, as postagens nos fóruns e atividades realizadas pelas cursistas na plataforma virtual onde o curso está alocado. Analisadas a luz de autores como Soares(2019) sobre alfabetização, e Imbernón (2010) sobre formação de professores numa perspectiva colaborativa. Depreende-se a partir do estudo que embora a formação vise beneficiar as alfabetizadoras, o exercício da mesma se constituiu como um espaço de aprendizagem para as tutoras, que se encontram imersas no ambiente de formação colaborativo, numa ocasião de estudos, diálogos e ponderações sobre os problemas reais que são encontrados no cotidiano escolar. Uma interação benéfica a ambas as partes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes