A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM JORNAIS DIGITAIS COMO FERRAMENTA PARA A COMPREENSÃO LEITORA EM LÍNGUA FRANCESA

Autores

  • Ruy Ferreira Lima

Resumo

Estamos vivenciando a chamada era digital, a era do emprego de diferentes tecnologias, já bastante difundidas em nossa sociedade, associadas à construção de conhecimento e ao acesso à informação. A cada nova pesquisa e nova descoberta, redimensionam-se conceitos e práticas. No que concerne à leitura, ela é mais que decodificação de signos e dados, pois cada leitor imprime ao material didático um conjunto de conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida e oriundos de diferentes fontes. O domínio de línguas estrangeiras desempenha papel importante na sociedade contemporânea uma vez que se constitui elemento-chave para o acesso a esse mundo globalizado, permitindo o conhecimento de diferentes culturas, seja por meio de contato direto com falantes de tais línguas, seja por meio da leitura de textos produzidos nessas línguas. Com a intenção de promover um aprendizado da língua francesa que permitisse utilizar eficientemente a leitura de qualquer documentação científica escrita numa especialidade qualquer surge a metodologia denominada Francês Instrumental. Ao propormos este trabalho, nossa motivação é analisar o material pedagógico confeccionado para ser utilizado no curso de Compreensão Leitora em Língua Francesa. Tal material é composto basicamente de textos das mais diversas áreas do conhecimento, retirados dos sites http://www.lemonde.fr e http://www.lefigaro.fr. Assim, verificamos se ele pode ser eficaz ou não no tocante à motivação e, por conseguinte, ao processo de ensino e aprendizagem com relação à leitura de textos científicos e técnicos em língua francesa na área específica de um determinado aluno e para aqueles que necessitam fazer a prova de proficiência leitora em francês dos programas de pós-graduação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes