AOS NOVOS MESTRES COM CARINHO: SALVE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE POR MEIO DE UMA INTERAÇÃO MÚTUA VISANDO UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Egidio Guerra de Freitas
  • Alex Sandro Coitinho Sant'ana

Resumo

Carpe diem! Hora de a sociedade dos poetas mortos ressuscitar! A ideia da escola como disciplinas, grade curricular e avaliação somativa, refletidas em uma concepção de sala de aula como educação bancária, precisa ser superada. O objetivo deste estudo foi refletir sobre a sociedade disciplinar (Foucault), ainda persistente no século XXI, feita por grades de pensamento para vigiar e punir, tendo o professor como capataz dessa escolarização de massas, e propor como superar essa função de examinar, punir e meramente premiar com notas o sujeito da aprendizagem. A pesquisa foi do tipo exploratória e biográfica, por meio da experiência vivida pelo graduando autor do resumo, que é estudante de Pedagogia, em diálogo constante com seu professor em (pós) aulas universitárias de educação não escolar, conjecturando que ainda não se educa para uma vida integral, a qual o verdadeiro, o bom, o belo e o justo ampliariam as existências dos educandos para realizarem seus potenciais de vida social. O resultado foi uma síntese, a partir de leituras de mundo e acadêmicas, onde se concebeu o verdadeiro como o conhecimento científico que se concilie com os saberes comunitários, conforme Boaventura de Sousa Santos ao discorrer sobre um senso comum emancipatório. Já por bom concebemos a necessidade de melhor convívio escola-comunidade, pois a civilidade é a base da educação. Em seguida o belo qualificaria nossa existência e vida como uma obra de arte em devir (Deleuze). Já o justo seria uma educação como caminho social para se prevenir diversas violências que perpetuam desigualdades. Concluímos que a escola precisa mudar, ajudando os professores a se compreenderem como educadores e estes, com autonomia, produzirem práticas de educação libertadora e/ou libertária nas comunidades, em uma aprendizagem mútua, para que sejamos (pós) críticos e criativos. Para tanto consideramos que é necessária a institucionalização de um laboratório de experimentações de aprendizagens por uma educação integral.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes