CANAL ZIGOTO: UMA PROPOSTA DE INCENTIVO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE EMBRIOLOGIA ANIMAL

Autores

  • VitÓria GonÇalves Matos
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

Existem obstáculos comuns quanto ao aprendizado do conteúdo de Biologia do Desenvolvimento Animal pelos estudantes, dado o nível de complexidade do assunto, no que se refere a analisar eventos embriológicos em uma visão tridimensional somado a um acervo de termos técnicos que os estudantes muitas vezes encontram dificuldades em assimilar. Nesse sentido, a divulgação científica pode representar uma ferramenta de esclarecimento do conteúdo para o produtor da informação e para o receptor, que em sala de aula pode constituir uma proposta alternativa de estímulo ao aprendizado. No contexto da pandemia, uma atividade denominada "Canal Zigoto" foi aplicada junto aos alunos da turma de Biologia do Desenvolvimento do curso de Ciências Biológicas no semestre 2021.1, em que estes deveriam gravar vídeos discutindo vários aspectos do assunto em linguagem acessível, assim como aplicações práticas desse conteúdo. Foi realizada uma sondagem com 31 alunos da disciplina quanto à receptividade da proposta, em que 90,3% dos estudantes relataram gostar da atividade, enquanto 77,4% afirmaram que a contribuição mais relevante foi a possibilidade de interagir com os colegas no contexto remoto. No geral, foi citado que as contribuições da atividade foram positivas em relação ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades de comunicação dos alunos, o que pode ser potencializado com a implementação de um projeto de divulgação do material produzido para estudantes de ensino básico, sendo necessário para isso uma maior adaptação da linguagem e ampliação das possibilidades de produção, que poderiam atingir as redes sociais. A criatividade e a interação por trabalhar em equipe, desde o planejamento até a finalização, trazem mais autonomia ao futuro biólogo, bem como o distanciamento do ensino bancário, como denominado por Paulo Freire. A continuidade desta atividade inclui que seja inserida no planejamento da disciplina em semestres futuros com incorporação da proposta de divulgação científica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes