CONCURSO DE SHORT STORIES: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Nayra Barbosa Mota
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumo

No intuito de enriquecer o ensino-aprendizagem de Língua Inglesa baseado no uso de gêneros textuais, este trabalho propõe uma sequência didática para revisão de três gêneros: short story, advertisement e news report com do segundo ano do Ensino Médio em quatro ou cinco aulas presenciais de língua inglesa com 50 minutos cada. Tomando como base teórica os autores Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Machado e Cristóvão (2006), o conceito de sequência didática é como um conjunto de atividades norteadas por um mesmo objetivo, a elaboração de um texto de um determinado Gênero, por exemplo, que pode ser dividida em várias aulas sempre levando em consideração três etapas essenciais: 1. Contato com um modelo do gênero em questão; 2. Análise das características do mesmo; 3. Elaboração de um texto que siga as características observadas. O que difere esta proposta das demais é considerar o interesse do aluno na escolha do gênero, dando a eles três opções, que serão demonstradas, analisadas e produzidas. A culminância da sequência é o concurso de short stories, escritas pelos alunos, que terá sido previamente divulgado através de advertisements criados por outro grupo de alunos e posteriormente reportados como uma notícia por um terceiro grupo. O resultado dessa proposta é o detalhamento da sequência didática de revisão de gêneros através do engajamento dos alunos e da condução do professor de Língua Inglesa, para que, no futuro, possa ser testada em turmas de Ensino Médio de escolas regulares, sejam elas públicas ou privadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes