CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR VOLTADA AO ALUNO SURDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Marilene Calderaro da Silva Munguba
  • Davi Cândido da Silva
  • Ionélito Costa de Oliveira
  • Helena Stela Sampaio

Resumo

O processo de formação continuada de docentes do Ensino Superior se constitui numa atividade inerente à atuação no magistério, em especial por considerar que um número significativo desses profissionais não teve a sua formação básica em licenciaturas. Nesta perspectiva, a Universidade Federal do Ceará – UFC, tem investido de forma sistemática, abrangendo amplo universo de áreas e respondendo a demandas específicas. Com o Sistema de Cotas para acesso à universidade pública, os docentes precisam de formação voltada ao respeito à diversidade e às diferenças. Este estudo objetiva descrever a experiência de planejamento e realização do “Curso de formação continuada didática no ensino superior voltada ao aluno surdo”. Tratou-se atividade ocorrida de 10 a 31 de agosto de 2021, com carga horária de 12h/a, no formato remoto, no modelo Sala de Aula Invertida. O curso ofertado pela Secretaria de Acessibilidade UFC-Inclui teve como equipe de planejamento: dois servidores técnicos da Secretaria, uma professora e Agente de Acessibilidade do CCA e a professora mediadora do DELLES. Participaram do curso 18 servidores, sendo 16 docentes e 2 técnicos, distribuídos nos campi de Fortaleza, Sobral, Crateús e Russas. Ao final, aplicou-se questionário de avaliação do curso, com 12 questões subdivididas em 3 áreas que buscavam compreender a concepção dos participantes no que tange a: 1- Divulgação/organização e estruturação do curso; 2 – Relevância temática e dos conteúdos; 3 – Didática e metodologias aplicadas. O formulário foi respondido por 17 participantes que de modo geral, entenderam a experiência como muito vantajosa, considerando que além do aspecto didático apreendido e de conteúdo relacionado à cultura surda e língua de sinais, também foram debatidos currículo acessível e avaliação. A atividade mostrou-se uma oportunidade frutífera de encontro de professores sensíveis à importância da inclusão do Surdo no âmbito universitário, que possibilitou trocas e conhecimentos para a vida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes