EDUCAÇÃO ONLINE: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO DE UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DA REDE PÚBLICA

Autores

  • Ariane GonÇalves da Costa
  • John Lennon Carlos Almeida da Silva
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as condições e dificuldades no ensino remoto vivenciadas por uma turma do primeiro ano de uma escola pública em Fortaleza-Ceará. A análise se deu por meio das interações e o compartilhamento das atividades desenvolvidas pelos bolsistas, do curso de Pedagogia da UFC, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), junto a professora e as crianças da turma em questão. Para este trabalho, utilizou-se a metodologia etnográfica com foco nas observações e análises feitas das atividades e interações dos grupos virtuais da escola, atendida pelo programa, e das discussões e compartilhamento de experiências nas reuniões virtuais com o grupo dos bolsistas, professora participante e professora orientadora, através dos documentos e vídeos e dos recursos virtuais utilizados como metodologia da pesquisa. Para o aporte teórico, foram utilizadas as contribuições de Libâneo (1994), Saviani (1987), Malinowski (1935), Gadotti (2008), dentre outros. Com os resultados obtidos foi possível perceber que o ensino remoto comprometer o processo de aprendizagem das crianças nas atividades escolares, visto que a participação pelo grupo do WhatsApp era de uma pequena parte da turma. Para acesso ao grupo virtual, bem como as atividades enviadas, era necessário a utilização de um aparelho móvel com acesso à internet, o que resultou na exclusão e consequente evasão de uma boa parte das crianças que não possuíam condições para esse acesso. Além disso, pais e responsáveis alegaram no grupo, as dificuldades na utilização de arquivos de mídia, a falta de local, em casa apropriado para estudo, o que influenciava diretamente na motivação destas crianças. Assim, conclui-se que as condições sociais acabaram refletindo no processo de aprendizagem da leitura e da escrita das crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes