ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO REMOTO: ENSINO DE E/LE PELA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Raissa Freire de Freitas
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho busca discorrer sobre a experiência de elaborar material didático para estudantes do terceiro ano do nível médio da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI no contexto do ensino remoto, devido à pandemia da covid-19. Como parte das nossas ações durante a vivência da Residência Pedagógica, em 2020/21, procuramos adaptar a produção de material didático para esse nível de ensino, levando em consideração o ambiente virtual e a condição de acesso dos estudantes a equipamentos tecnológicos, com vistas a possibilitar-lhes o acompanhamento integral das atividades propostas em sala de aula. Para a proposição do material de ensino, tomamos como base teórica BARALO (2004), tendo em vista os postulados teóricos da autora sobre a aquisição de línguas não nativas. Os resultados obtidos com as ações executadas mostram que os materiais desenvolvidos disponibilizam conteúdos que atendem ao nível de espanhol da turma alvo e que, através da ludicidade e de estímulos presentes nas atividades multimodais, promoveram não só uma maior participação dos estudantes em sala de aula, mas também o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento na aquisição da língua estrangeira. As atividades propostas favoreceram a reflexão e a intercomunicação, aspecto mais afetado pelo modelo de ensino remoto, com ênfase na compreensão leitora e auditiva. Além do perceptível avanço dos estudantes na aquisição da língua espanhola, fomentar o aprendizado com conteúdos lúdicos foi fundamental para estimular que houvesse o interesse dos alunos de forma autônoma pela língua. Dessa forma, nossos resultados correlacionam com as políticas da escola: a de formar indivíduos protagonistas do próprio conhecimento.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes