ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA): A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA NÍVEIS INICIAIS E INTERMEDIÁRIOS

Autores

  • Ana Lenilce Lopes de Sousa
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

A Universidade Federal do Ceará é uma das parceiras do Programa Idiomas sem Fronteiras, que promove ações para fomentar a internacionalização no ambiente acadêmico, de forma a atrair alunos, professores e servidores para este fim. Um dos segmentos do programa é a oferta de cursos de Português como Língua Adicional (PLA), que são focados no ensino da língua portuguesa para estrangeiros. Para isso, as bolsistas do programa ofertam cursos on-line com carga horária de 16h para alunos do nível A1 ao B1, segundo o Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas (CEFR). Os cursos possuem diferentes temas, como “Aspectos da cultura brasileira”, “Leitura e produção de textos acadêmicos”, “Acolhimento em português brasileiro: conhecendo os espaços da universidade”, “Familiarização com o exame Celpe-Bras”, dentre outros. Os materiais didáticos utilizados nas aulas são produzidos pelas próprias bolsistas, e atualizados a cada nova oferta de cursos. O processo de elaboração dos materiais é direcionado ao uso da língua no cotidiano, principalmente por meio do uso de tarefas, pois segundo Santos (2017) “O uso da tarefa, em contexto de sala de aula, possibilita o desenvolvimento das capacidades e competências necessárias para uma atuação eficaz e adequada em situações reais de comunicação”. Seguindo essa perspectiva, os principais resultados esperados eram o aprendizado da leitura e produção de textos, a prática sobre exames de proficiência do Português e com a cultura do país. Como resultados até então observados, os alunos desenvolveram as suas habilidades na escrita e leitura da língua portuguesa e expandiram os conhecimentos sobre a cultura brasileira, observando ligações com seus países de origem. Dado o exposto, os próximos passos para o projeto são a aprimoração na construção dos materiais e no planejamento das aulas, conjuntamente com a oportunidade de colaborar, nesse sentido, com outras universidades que também são parceiras do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes