ENSINO REMOTO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ISF ESPANHOL: EXPERIÊNCIA DOCENTE VIRTUAL

Autores

  • Hyaritis Miranda Chagas
  • Massilia Maria Lira Dias

Resumo

O presente trabalho apresenta um relato de experiência docente voltado para o ensino remoto de espanhol como língua estrangeira, no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras, doravante, ISF-espanhol, da UFC. O Programa visa promover a aprendizagem de língua espanhola com fins acadêmicos, de modo a preparar os estudantes para uma mobilidade acadêmica no exterior, e fomentar uma vivência internacional nesse idioma. Nesse contexto, utilizou-se o enfoque comunicativo e o enfoque por tarefas, de forma que os alunos pudessem interagir na língua objeto de estudo e desenvolvessem sua autonomia. Dessa forma, o objetivo do trabalho é apresentar os principais aspectos relacionados à experiência docente no ISF-Espanhol, especialmente, àqueles relacionados à elaboração de materiais didáticos utilizados no curso Acércate al Español, ministrado por meio da plataforma Google Classroom. Na abordagem do enfoque por tarefas foram utilizados como apoio os estudos de Pérez (2004), Guillemas et al. (2004), López (2009), Estaire (2004). O uso desse enfoque possibilitou uma interação mais dinâmica com os alunos, imprescindível no decorrer das aulas ministradas virtualmente. Em síntese, o exercício da experiência docente em língua espanhola, de forma remota, no âmbito do ISF espanhol, proporcionou o desenvolvimento de materiais pedagógicos pautados na abordagem metodológica proposta, além da interação e do diálogo com os alunos. Diante do exposto, pode-se afirmar que a experiência de residência docente no ISF-Espanhol possibilitou uma vivência prática que contribuiu para a formação profissional e atuação docente em língua espanhola e, ainda que a experiência aqui relatada se situe no contexto de aulas remotas, o conhecimento experimental adquirido torna-se indubitavelmente válido e aplicável ao ensino presencial, comprovando sua eficácia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes