ESCUTA DAS FAMÍLIAS: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NO ATENDIMENTO REMOTO

Autores

  • Elizangela Silva Mesquita
  • Geovana Meire Gomes Franco de Albuquerque
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

Diante do contexto de isolamento social, devido à pandemia causada pela Covid-19, a instituição de educação infantil necessita priorizar e estabelecer uma relação de parceria e cooperação com as famílias, a fim de fortalecer os vínculos com as crianças e mitigar os impactos do isolamento social na vida delas. A partir dessa premissa, este trabalho objetiva analisar as concepções das famílias/responsáveis sobre as atividades propostas às crianças de uma turma do infantil V de uma escola pública municipal de Fortaleza como umas das possibilidades para o professor ou a professora ressignificar a sua prática pedagógica no atendimento remoto. Como fundamentação para análise dos dados, baseou-se nas ideias de Cruz (2016), Gandini (2016) e Fortunati (2020). Para a produção dos dados, disponibilizou-se um formulário on-line às famílias de 11 crianças com acesso à rede de internet, tendo como questões primordiais: “Qual a concepção das famílias sobre as atividades propostas às crianças no contexto doméstico? Como possibilitar a participação das famílias?”. Obteve-se a devolutiva de sete questionários, os quais tinham como responsável pelas respostas: a mãe. Destarte, constata-se que cinco (71%) das famílias consideram relevantes as atividades propostas às crianças no atendimento remoto pois é uma oportunidade para o filho ampliar os seus conhecimentos e acompanhá-lo na realização das suas atividades; e, quatro (57%) das famílias sugerem à professora propostas de atividades relacionadas ao nome da criança, ao aprendizado das letras e dos números como um modo delas aprenderem mais. Evidencia-se que a escuta das necessidades, sentimentos e pensamentos das famílias favorece à instituição educativa elaborar estratégias de diálogos, potencializando a parceria e a colaboração entre família e escola e oportuniza ao professor e à professora da educação infantil ressignificar a sua prática pedagógica em prol da garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes