FOCO NO ENEM: UMA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM AULAS COMPLEMENTARES DE REDAÇÃO PARA ALUNOS DOS 3š ANOS DO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Evelyn Borges Farias
  • Kessia Thaís Alencar de Freitas
  • Maria Ednilza Oliveira Moreira
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é um dos métodos mais usados para adentrar ao ensino superior no Brasil. Entretanto, apesar do método ser uma forma de auxiliar os estudantes, muitos são prejudicados pela desigualdade social presente na educação. Diante disso, percebeu-se a necessidade de aulas complementares de redação com o intuito de auxiliar nas produções textuais, direcionando nossas reflexões às correções específicas das redações que foram produzidas pelos alunos. Tendo isso em vista, nosso objetivo foi implantar o projeto Foco no Enem, a partir de aulas complementares e das correções das redações dos alunos na E. E. M. Liceu de Messejana com a equipe de residentes da Residência Pedagógica, sob a orientação da Professora Preceptora, cumprindo carga horária de 1h/a semanal, além das correções das produções dos alunos. A metodologia foi baseada em duas etapas: uma conversa com os alunos das turmas do pré-vestibular acerca do contexto do ensino e da aprendizagem da disciplina de Produção Textual, suas dificuldades/possibilidades e sobre seus conhecimentos em relação aos mecanismos de construção dos textos escolares; outra para realizarmos encontros remotos, semanalmente, com uma hora de duração, pela plataforma Google Meet, explorando conteúdos referentes à Redação do Enem, conforme a matriz de referência do exame, à luz dos parâmetros da Base Nacional Curricular (BNCC). Durante a experiência, surgiram desafios, como ausência, atraso, pouca participação e desestímulo, principalmente devido ao momento pandêmico atual, contudo, os resultados foram majoritariamente positivos, pois os estudantes progrediram a modalidade escrita e requisitaram tanto a continuidade do projeto quanto a expansão dele para outras séries. Por fim, apesar dos desafios, pudemos colocar em prática nossos estudos teóricos, principalmente em torno de Textos tipos e protótipos (ADAM, 2019), e, a partir deles, viabilizar um melhor preparo para quem participou do projeto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes