GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM ALFABETIZAÇÃO - GEPA: O DESPERTAR DO OLHAR INVESTIGATIVO PARA O INTERIOR DA SALA E A FORMAÇÃO ACADÊMICA

Autores

  • Maria Jose Barbosa

Resumo

O desejo em aprofundar saberes faz parte do interesse de todos os profissionais. Na área de educação, após a formação inicial, o exercício da prática provoca a necessidade de estudo diante dos desafios enfrentados. Na alfabetização, principalmente no Brasil, onde durante décadas o analfabetismo fez parte da história, e somente após o ano 2000 pudemos vivenciar evoluções significativas na alfabetização dos educandos. Em 2019, um grupo de professoras da pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, que concluíam um curso de extensão sobre a temática, propuseram dar continuidade aos estudos e assim nasceu o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, espaço de aprofundamento de estudos teóricos e pesquisa sobre alfabetização. Neste estudo relatamos a importância do grupo para evolução acadêmica das professoras e do incentivo a pesquisa da prática, como processo de melhoria da qualidade das ações desenvolvidas em sala de aula pelas mesmas. O trabalho caracteriza-se como um relato de experiência baseado na observação da coordenadora do grupo sobre a evolução e produção acadêmica das professoras membros do GEPA. Tomamos como fonte teórica para referendar os registros do relato autores como Imbernón (2010) e Garcia ( 2015). Ao longo destes três anos, mesmo com o evento da pandemia que imobilizou e impossibilitou o trabalho e estudo, das oito professoras que deram inicio ao grupo, uma foi aprovada para curso de mestrado em educação, outra em curso de doutorado. Participaram de diversos eventos nacionais e internacionais em educação, com apresentações orais, elaboração de artigos a partir de pesquisas em sala de aula, e produziram um livro onde foram registradas as percepções de professoras do ensino fundamental sobre o ensino remoto desenvolvido no ano de 2020. O que demonstra que se incentivadas as professoras de educação básica passam a investigar suas práticas, e buscam teoricamente soluções para os desafios enfrentados no cotidiano das práticas pedagógicas

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes