IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA PELOS LICENCIADOS ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Josy do Carmo AssunÇÃo
  • Ana Hélia Sousa Benício
  • Ana Erika Martins Fernandes
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Curso de Licenciatura em Ciência Biológicas, formação escolhida por estudantes que sentem o desejo de seguir em atuação como professores de Biologia. A escolha do curso é um processo complexo que ultrapassa questões relacionadas ao mercado de trabalho e afetividade. De forma geral, se opta por aquele que possibilitará alcançar objetivos profissionais e pessoais. O curso e em sua grade curricular aborda temas da biologia como: Zoologia de Vertebrados e Invertebrados, Química, Citologia, Histologia, Embriologia, Botânica Criptógamas e Fanerógamas, Morfologia e Fisiologia Vegetal, Ecologia e Sustentabilidade e mais as disciplinas pedagógicas que serão como um suporte a formação inicial dos futuros professores. Dentro das atividades doncurso, temos o programa Residência Pedagógica que tem o objetivo de aperfeiçoar a formação pratica nos cursos de licenciatura tem sido um grande fator na experiência adquirida pelos graduandos. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a auto percepção sobre as atividades vividas na Residência. Dentro este programa os futuros professores têm uma convivência mais direta com o ambiente escolar e com o acompanhamento de uma professora preceptora podem desenvolver habilidades no ato de ensinar como: preparação de aulas, regência, planejamento de conteúdo, trabalho em equipe, conhecimento do andamento da gestão. E assim dentro desses saberes experienciais os alunos de graduação se encontram mais preparados e conhecedores do seu futuro espaço de trabalho e a partir daí confirmarem a sua escolha pessoal de seguir na carreira docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes