INTERVENÇÕES NA ESCOLA, RELAÇÕES DISCENTES E DOCENTES: O ENSINO DE HISTÓRIA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Vitoria dos Santos Chaves
  • Nayane Ketly Holanda Lopes
  • Kleiton de Sousa Moraes

Resumo

O presente trabalho visa discutir e acarretar uma reflexão acerca das vivências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de licenciatura plena em História da Universidade Federal do Ceará durante o período de 2020 a 2021, pela modalidade de ensino remoto devido à pandemia do Coronavírus-19, na Escola de Ensino Médio Doutor César Cals, localizada no município de Fortaleza, Ceará. O acompanhamento das aulas teve início em fevereiro de 2021, seguindo o calendário escolar proposto pelo do Governo do Estado. Ao observar uma carência na aproximação entre os bolsistas e a comunidade escolar, um perfil na rede social Instagram foi desenvolvido para o PIBID, como uma alternativa para suprir a carência na comunicação e interação entre ambas as partes nesse momento difícil de isolamento social que nos foi imposto para prevenir a circulação do vírus. Para além da intervenção via Instagram, o PIBID realizou em conjunto alguns eventos extracurriculares, como por exemplo o Painel Integrador: “Educação e Antirracismo: O Exemplo da Pretagogia”, o "CINE PIBID: Tarzan” e também o evento Pensares: “As Representações Nordestinas e a Cultura Pop no Brasil”. Levando em conta essas atuações em conjunto com as participações em sala de aula, refletiremos questões pertinentes à prática docente e as limitações do ensino remoto na educação pública durante a pandemia.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes