O EMPREGO DE FERRAMENTAS DIGITAIS INTERATIVAS COMO FOMENTO À PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM AULAS REMOTAS DE ESPANHOL

Autores

  • Luana Ingrid Gomes Maia
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

Devido à pandemia de Covid-19 e à consequente necessidade de isolamento social, as aulas da rede estadual cearense passaram a se dar de modo remoto. Com o novo contexto, foi preciso não só adaptá-las ao ambiente virtual, mas também buscar estratégias que incrementassem a participação discente (PARDO-BALLESTER, 2020) – o que, no âmbito do ensino de línguas estrangeiras, constitui-se como um elemento essencial ao adequado desenvolvimento das habilidades comunicativas –. Destarte, o presente trabalho visa expor um dos mecanismos adotados durante a Residência Pedagógica em Língua Espanhola para impulsionar o envolvimento estudantil em classe: o emprego de ferramentas digitais interativas. Após observar as aulas e verificar que os alunos da EEEP Paulo VI pouco participavam quando estas eram majoritariamente expositivas, optou-se por empregar alguns recursos on-line (a exemplo de Kahoot, LearningApps, LyricsTraining, etc.) com o objetivo de motivar os aprendizes e incentivá-los a se expressarem, tal como sugerido por Valencia e Casas Moreno (2019). Tais recursos, por sua vez, foram utilizados nas aulas regulares de espanhol e, sobretudo, durante a execução de um Projeto de Intervenção Pedagógica intitulado "¡Luz, cámara, acción!", o qual buscava trabalhar a língua a partir do universo dos audiovisuais hispânicos. Dessa maneira, no que tange à metodologia empregada nas aulas, primeiro fazia-se a explicação do tema e, em seguida, propunha-se uma atividade relacionada ao assunto e executada com o auxílio de alguma das referidas ferramentas. De modo geral, percebeu-se que o engajamento dos adolescentes aumentava quando essas eram utilizadas, o que não só permitia que eles se apropriassem das estruturas do idioma de modo muito mais profícuo, como também fornecia ao professor um feedback instantâneo do que os alunos tinham aprendido, possibilitando, assim, que o docente pudesse dar atenção àquilo que não fora bem assimilado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes