O ENSINO DE GEOGRAFIA NO PROJETO NOVO VESTIBULAR: DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS DURANTE AS AULAS REMOTAS

Autores

  • Alana Sales Neco
  • José Átila Abreu de Sousa
  • Francisco Jose Pinheiro

Resumo

O Projeto Novo Vestibular (PNV) é um projeto de extensão vinculado ao departamento de História da Universidade Federal do Ceará, constituído de licenciandos de variadas áreas do conhecimento, voltado a preparação pré-vestibular de Jovens e Adultos imersos no ambiente de vulnerabilidade social advindos de escolas públicas e da classe trabalhadora. Baseado na visão de uma Educação Libertadora voltada ao âmbito social, traz à tona o entendimento crítico da realidade, assim o professor se apresenta em uma nova estratégia de ensino devendo estar apto a ter empatia com a realidade do aluno, conhecendo de forma acessível tal realidade e trabalhando-a de maneira envolvente estando aberto para aprender no processo de construção do conhecimento. Assim, o ensino de Geografia atrelado a metodologia proposta pelo projeto, apresenta os conteúdos de maneira crítica construindo junto aos alunos uma (re)leitura de diferentes escalas globais e nacionais. Nesse processo, observou-se uma dificuldade na forma de avaliação do aprendizado dos discentes, em si tratando da assimilação dos conteúdos. Diante disso, o projeto busca meios para proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, através da criação de apostilas abarcando o conteúdo, questões, indicação de materiais e disponibilizando aulas gravadas para que os alunos tenham diversas possibilidades de estudar, dada a dificuldade com o acesso à internet. Dessa forma, visando uma melhoria no ensino de Geografia. foram utilizados durante as aulas remotas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que auxiliaram na compreensão dos conteúdos de Geografia, sobretudo os atinentes à geografia física, onde foram aplicados recursos como imagens de Satélites climáticos, Google Maps, Google Earth, Imagens e Mapas, onde os alunos puderam ler os dados científicos e com base em seus conhecimentos e nos conteúdos ministrados fomentar a análise crítica dos fenômenos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes