O ENSINO REMOTO NO DISCURSO DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA E AS PRÁTICAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autores

  • Roberto Fernandes Soares
  • Jenifer de Castro Fonseca
  • Claudiana Maria Nogueira de Melo

Resumo

Este trabalho que está em andamento busca analisar o discurso da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e as práticas de ensino e aprendizagem realizadas por duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental nas salas de aula virtuais por meio de grupos de WhatsApp. Essa estratégia foi indicada pela SME para dar continuidade às aulas durante a pandemia da Covid 19. A pesquisa do tipo qualitativa, se desenvolveu aliada a um conjunto de dados quantitativos coletados em pesquisas nacionais de desempenho da educação durante a pandemia como INEP (2020, 2021) e FGV Social (2020). Utilizamos também a revisão bibliográfica e documental, por meio de uma abordagem interdisciplinar, com enfoque nas principais mídias jornalísticas que abordaram o tema educação e pandemia entre 2020 e 2021. Como procedimentos metodológicos optamos pela observação participante nas turmas supracitadas e entrevistas com as professoras, para apresentarem relatos das experiências vivenciadas durante o período das “aulas virtuais”. Buscamos compreender sobre: “Como se deu o discurso institucional sobre o ensino remoto em comparação com as práticas concretas adotadas pela escola e pelas professoras nas salas de aula virtuais/grupos de WhatsApp?”. Como resultados parciais já é possível inferir que houve contradições do poder público em seus discursos e encaminhamentos feitos de forma diferenciadas para as instituições privadas e públicas de educação, no estado do Ceará. Pela análise documental desses discursos é possível perceber beneficiamentos ao setor privado. Também já é possível desmistificarmos o discurso de “sucesso” sobre o ensino remoto durante a pandemia da COVID-19, e a precarização do trabalho docente, que constatamos nos depoimentos das professoras entrevistadas. Concluímos que há distinções e contrapontos entre as determinações governamentais e práticas docentes na escola pública, havendo limitações e controvérsias.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes