O FILME NA PRÁTICA DOCENTE DE GEOGRAFIA.

Autores

  • Wesley Tavares Fernandes
  • Antonio Elton da Silva Brito
  • Emanuelton Antony Noberto de Queiroz
  • Renan Salgado Almeida
  • Pedro Afonso Magalhões Lima
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

O isolamento social, devido a Pandemia de Covid-19, trouxe desafios ao contexto educacional que mudou a rotina escolar de estudantes e professores. O presente trabalho objetiva analisar a contribuição do filme na prática docente de geografia, um recurso que além de lúdico, a indústria streaming, é algo bastante popular e consumido, principalmente no período pandêmico segundo um estudo realizado pelo QualiBes, assim, se tem uma vasta possibilidade de explorar os conteúdos geográficos por meio de seu uso com o apoio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TIDCs). A metodologia utilizada compreendeu a pesquisa bibliográfica, reuniões de planejamento, acompanhamento e intervenção nas aulas virtuais, uso do livro didático, da plataforma google meet e Netflix, aplicação de formulário eletrônico com perguntas abertas e fechadas. Na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Álvaro Costa – (EMTIPAC) foi explorado o conteúdo ligado a população de refugiados tendo o professor como mediador da problematização do conteúdo geográfico através Do recurso do filme Missão no mar vermelho. Já na Escola de Ensino Médio Liceu da Messejana – (EEMLM), foi apresentado aos alunos o filme Cidade de Deus para abordar a temática Urbanização no Brasil. Dentre os resultados tem-se o desenvolvimento de metodologias de ensino que promovem a participação ativa dos alunos na aula, ajudando a tornar o momento da aula mais participativo, atrativo e menos enfadonho. Conclui-se que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID) vem contribuindo no processo formativo dos licenciandos do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará – (UFC), como também estimulando discussões através do uso de recursos, como o filme nesse momento de pandemia para ajudar na maior interação e aprendizagem por parte dos discentes no ensino básico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes