O JOGO TEATRAL NO AMBIENTE VIRTUAL: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS DE UMA ABORDAGEM PEGAGÓGICA EM MEIO A PANDEMIA

Autores

  • Francisco Robson Severiano de Castro
  • Renata Kely da Silva

Resumo

A pandemia mudou a realidade da vida de todos, nesse período tiveram diversas adaptações para conseguir fazer atividades que antes eram realizadas cotidianamente e sem dificuldade, isso não foi diferente no ambiente escolar, as escolas tiveram que rapidamente desenvolver as aulas na modalidade Ead e muitos alunos tiveram suas rotinas modificadas pois as aulas passaram ser em casa. O que quero abordar aqui é justamente minha percepção quando bolsista do Programa de Residência Pedagógica na escola Professor Martinz Aguiar enquanto profissional da educação na disciplina de Artes com as experiências tidas neste período remoto e de como o jogo teatral surge como uma proposta de abordagem com os estudantes a partir de uma provocação da coordenadora da bolsa. As aulas no ambiente virtual muitas vezes coloca os estudantes em uma posição paralisadora diante da tela, onde o indivíduo consome o conteúdo passivamente e sem interesse em aprender, isso é uma obstáculo muito grande a ser superado pelos professores que tem que encontrar mecanismo para fazer os alunos se interessarem pela aula e interagirem, somos desafiados a fazer com que os alunos se mexam e estejam presentes na aula não somente com atenção mas com o corpo por inteiro, pensando nisso a Coordenadora da Bolsa Renata Lemes nos direcionou pensarmos no desenvolvimento de aula que façam os alunos trabalharem seus sentidos na aula. Com isso, pensando no Teatro e na proposta de movimentação do corpo mesmo que remotamente surgiu a imagem do jogo teatral para mim, então pensei em como poderia adaptá-lo para realidade virtual, pensando nisso, o jogo da memória como uso de roupas surge como uma interessante proposta para ser desenvolvida com os alunos. Segundo Huizinga, dentre as características do jogo está a realização de uma proposta que foge de uma atividade de parta da vida real, que tenha um cunho sério, com isso, o jogo permite um ambiente que possa gerar diversos debates e experimentações que são instigadas pelo jogo

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes