O PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E A FORMAÇÃO DE TEMAS GERADORES CENTRADOS NA JUSTIÇA SOCIAL E UMA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA.

Autores

  • Lucas Luan de Brito Cordeiro
  • Laura Melo de Oliveira
  • Vanessa Maria Ferreira Luduvino Xavier
  • Sérgio Renato Bezerra Filho
  • Deyve José da Silva Vidal
  • Luciana Venancio

Resumo

A maior parte do período de formação da Educação Física (EF) escolar brasileira esteve a favor de uma ideologia dominante, caracterizada pela centralização de conteúdos eurocentrizados e higienistas. Diante disso, alguns(mas) docentes ignoram elementos da cultura corporal interligados às classes marginalizadas. Além disso, a mera reprodução de gestos técnicos, torna-se uma controvérsia referente à EF se desejamos uma formação crítica do ser. Assim, há décadas diversas pesquisas alertam sobre a urgência de atualização da práxis docente, buscando uma visão mais crítica e participativa dos(as) aprendizes. Inspirado nisso, alguns(mas) professores(as) utilizam de diversas estratégias para valorização dos saberes e participação dos(as) discentes, além da aproximação da realidade vivida pelos(as) mesmos(as). Dentre essas estratégias temos o Planejamento Participativo (PP), que consiste em uma ação dialógica para planejar em conjunto com os(as) alunos(as), permitindo a emergência de temáticas transgressoras, a sistematização de temas geradores presentes na sociedade que podem ser discutidos e relacionados com os conteúdos nas aulas de EF, assim como com a comunidade escolar. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em relatar as vivências de estudantes da EF bolsistas do programa da Residência Pedagógica na elaboração de temas geradores a partir do PP em turmas do ensino fundamental (8º e 9º anos) em uma escola pública municipal de Fortaleza em contexto de ensino remoto. A pesquisa é de caráter qualitativo em relato de experiência. Conseguimos relacionar diferentes práticas corporais com temáticas sobre desigualdade social, gordofobia, racismo e etnocentrismo etc, que favoreceram a mobilização, engajamento e relatos de situações vividas pelos(as) estudantes durante as discussões em aula. A valorização dos saberes discentes busca a formação crítica e valores como o respeito à diversidade, à justiça social, tornando-se necessária mais estratégias como as apresentadas.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes