O USO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL (PLA)

Autores

  • Germana Maria BrandÃo Rufino
  • Raimundo Nonato Moura Furtado

Resumo

Ensinar um gênero textual não se resume apenas ao ensino de produção desse texto, mas é a ação de introduzir ao estudante uma série de relações sociais específicas de uma comunidade falante, relações essas que são estruturadas pelo uso da linguagem. Dentro do contexto do ensino de Português como Língua Adicional (PLA), o ensino de português para estudantes estrangeiros, temos várias metodologias de ensino, que dependem muito do perfil de turma e de professor. Entretanto, a importância dos gêneros textuais é uma unanimidade, uma vez que fornece aos estudantes as ferramentas necessárias para que eles manuseiem a língua com fluência em situações reais de interação. O trabalho em questão relata o trabalho com o uso de gêneros textuais para uma turma de português para estrangeiros, durante um curso de curta duração fornecido pelo Programa Português sem Fronteiras, que é vinculado ao programa Idioma sem Fronteiras da UFC. Com carga horária de 16 horas, o curso era dividido em duas aulas semanais com duração de duas horas aula. Uma vez que a turma era iniciante, foram trabalhados gêneros mais simples, porém que apresentassem diferenças consideráveis na estruturação e no uso da linguagem. Na primeira aula da semana, o gênero textual era introduzido, com materiais produzidos pelo professor, seguido por uma proposta de atividade. Na aula seguinte, as produções eram compartilhadas e apreciadas pela classe, promovendo assim um diálogo do aluno com o texto produzido por ele mesmo. O curso focou na perspectiva de que o aprendizado de uma nova língua vai além do ensino de gramática, indo também para as ações comunicativas. Ainda que não possuíssem o domínio completo da Gramática Normativa do Português, os alunos conseguiram produzir textos que se encaixavam no contexto do gênero proposto, proporcionando assim uma situação de interatividade bem-sucedida.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes