O USO DE PALAVRAS CRUZADAS COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM DE CADEIAS CARBÔNICAS NO PROJETO NOVO VESTIBULAR.

Autores

  • Marcos Vinicius Melo do Nascimento
  • Francisco Tales Sousa Lima
  • Anderson Luiz Paiva Castro
  • Francisco Jose Pinheiro

Resumo

O ensino de ciências em sala de aula encontra diversos desafios durante sua abordagem, principalmente pelos termos técnicos e nomenclaturas específicas, que o estudante só tem contato nas aulas e nos materiais didáticos. Contudo, essa complexidade em nomenclaturas gera certas dificuldades na assimilação do conteúdo. Uma das áreas onde se vê tal dificuldade é a Química Orgânica, ciência que estuda a estrutura e propriedades dos compostos de carbono. Portanto, fez-se necessário o uso de recursos didáticos que facilitem essa abordagem. O recurso didático utilizado foi o palavras cruzadas, jogo altamente popular que trabalha a memorização e associação entre palavras de um mesmo ou diferentes assuntos. Sabendo disso, o objetivo desse trabalho é adaptar o jogo de palavras cruzadas no assunto de cadeias carbônicas na disciplina de Química em uma turma de pré-vestibular do Projeto Novo Vestibular (PNV), projeto de extensão, localizado no Departamento de História no Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará, que tem por objetivo a educação popular a jovens em condições de vulnerabilidade que almejam o ingresso no ensino superior. Em um primeiro momento o assunto em questão foi abordado em uma aula expositiva síncrona focando na Aprendizagem por Transmissão. No segundo momento, de forma a exercitar o que foi repassado, foi elaborado um jogo de palavras cruzadas envolvendo os diversos termos pertinentes ao assunto de cadeias carbônicas com auxílio de um site para a confecção do material. A aplicação de um jogo popular adaptado para o ensino de Química trouxe uma nova perspectiva no ensino e aprendizado em sala de aula pois a assimilação de termos científicos é facilitada com atividades que estimulem a repetição da escrita.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes