OS METODOS ATIVOS DE ENSINO, O CORPO DISCENTE E O AMBIENTE INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC): O CASO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUARIAS E CONTABILIDADE (FEAAC)

Autores

  • Francisco Isidro Pereira
  • Ana Cristina Pordeus

Resumo

INTRODUÇÃO. Em tempos de aulas on-line emergenciais impostas pela crise sanitária da Covid-19, os procedimentos metodológicos ativos se fortaleceram potencialmente. Uma avalanche de webconferências e weboficinas emergiram para capacitar os docentes no âmbito da UFC. PERGUNTA DE PESQUISA. O questionamento levantado foi: A adoção dos recursos metodológicos ativos pelo professor atende ao requisito de disrupção do ensino vigente na UFC? OBJETIVO DELINEADO. Busca-se compreender a adoção dos recursos metodológicos ativos como modelos disruptivos no contexto atual da UFC. MATRIZ TEÓRICA ADOTADA. Se apropriando de Furuno et al. (2021), ao abordar aplicações metodológicas em uma perspectiva mais ativa, ressalta-se a necessidade de colocar o estudante no centro da aprendizagem, em vez dos conteúdos, ou a dinâmica das aulas expositivas, mesmo que mediadas por tecnologia. Mas e se o cenário normativo da UFC e o alunado forem incompatíveis? PLATAFORMA METODOLÓGICA ADOTADA. Os professores/pesquisadores são parte dos sujeitos de pesquisa e alocados na unidade acadêmica da FEAAC, condicente assim a um estudo de caso. As anotações e as inquietações refletidas se constituíram no campo empírico. O timeline da pesquisa acobertou o período de junho de 2020 a agosto de 2021 correspondendo os semestres 2020.1, 2020.2 e 2021.1. O método de coleta de dados foi o procedimento de análise documental. O tratamento analítico calcado nas orientações analíticas de conteúdo e os formatos esquemáticos. Para validação dos dados, os mesmos estão sendo submetidos à crítica reflexiva. RESULTADOS PRELIMINARES. O levantamento empírico das situações impactantes inibidoras de adoção de métodos ativos em sala de aula virtual se perfilou fortes por parte do corpo discente, gerando frustrações e desânimos. Além de ameaças subliminares em recorrer a processos via Ouvidoria. UMA BREVE PALAVRA FINAL. Os achados sugerem empecilhos nada fáceis de remoções, inclusive no ângulo institucional.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes