PRECEPTORA E RESIDENTES: DESAFIO DE UM PROJETO DE LEITURA REMOTO

Autores

  • Aurinete Alves Nogueira
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

PRECEPTORA E RESIDENTES: DESAFIO DE UM PROJETO DE LEITURA REMOTO ALEXANDRE SANTIAGO DA COSTA AURINETE ALVES NOGUEIRA CPF: 403.827.293-15 O presente trabalho tem como propósito relatar a experiência de um projeto de leitura desempenhado de forma remota numa escola da rede pública de Fortaleza, orientado por uma professora preceptora e oito bolsistas residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP). Tínhamos como objetivo promover o estímulo a leitura, a criatividade e a imaginação por meio de um enredo que convida as crianças a mergulhar na sua história cheia de personagens encantadores. A atividade, que iniciou no “Dia D da Leitura”, projeto de incentivo à leitura que acontece em todas as escolas da rede municipal de Fortaleza surgiu como uma tentativa de fortalecer os vínculos entre professores e alunos além do letramento literário e alfabetização. A perspectiva metodológica qualitativa por meio do relato de experiências, suas narrativas e questionamentos servirão como premissa para a escrita deste trabalho. A abordagem metodológica deste estudo é constituída, fundamentalmente, do relato de experiências da professora preceptora do PRP e das bolsistas residentes no decorrer dos encontros síncronos onde era desenvolvido o projeto de leitura. Como resultados ressaltamos a importância de realizar práticas lúdicas, literárias e contextualizadas que promovam um maior envolvimento dos alunos onde a aquisição da leitura e da escrita seja uma construção de todo um grupo. Portanto, acreditamos que a metodologia de projetos permite ações que despertem um maior interesse na turma e na formação didática dos residentes. Concluímos que o processo de alfabetização precisa ser mediado por práticas de letramentos significativas, lúdicas e contextualizadas com o dia a dia das crianças para que estas encontrem sentido nas atividades propostas e os bolsistas aprendam essas estratégias didáticas, essencial para sua formação pedagógica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes