PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO(PAAP): A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES FORMATIVAS NA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFC

Autores

  • Maria Jose Costa dos Santos
  • Nataly Alves Holanda
  • Adriana Madja dos Santos Feitosa
  • Vladiana Costa dos Santos
  • Jose Vieira da Costa Neto

Resumo

Visa-se com esse trabalho apresentar o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico(COIDEA) vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica(EIDEIA) da Universidade Federal do Ceará(UFC), destacando seus objetivos, missão, princípios e ações. Nesse estudo de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, utiliza-se o documento oficial de criação do PAAP, bem como, depoimentos coletados via formulário eletrônico. Realiza-se as análises sob a ótica das ideias Foucaultianas do Discurso, das ações formativas a partir das narrativas do público recorrente. O documento de criação do PAAP destaca sua atualização, ampliando seu escopo, destacando as principais ações, a saber: PAAP Integrador (demandas gerais) – PAAPHist, PAAPIC, PAAPIN, ProfInsp, InovPed, Podcast, Coral PAAP, PAAP Artes, dentre outras. Tais ações envolvem a formação técnico-pedagógica de professores, técnicos e estudantes, sob o tripé universitário do ensino, pesquisa e extensão, contemplando a gestão acadêmica, sob o prisma da Inovação. Aponta-se como resultados que as ações do PAAP foram fundamentais para inovação na formação continuada, mas percebe-se a necessidade de maior divulgação, especialmente nas ações formativas de médio e longo prazo. Assim, considera-se relevante a ampliação das redes sociais, visando maior divulgação para à comunidade acadêmica das atividades realizadas, via não só suas redes sociais, mas também as redes sociais de parceiros, a saber Boletim Conexão, UFCTV, e outros, colaborando para a socialização das ações integradoras e articuladoras do programa nos campi, unidades e cursos da UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes