PROJETO CINE PIBID

Autores

  • JÚlia Lira Zarro
  • Maria Eduarda Tavares Paz - Cpf: 620984773-09
  • Kleiton de Sousa Moraes

Resumo

Este trabalho, fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem o objetivo de pensar as ações do Programa na Escola de Ensino Médio Doutor César Cals. Diante da grave pandemia que o mundo passa, tivemos que reorganizar as atividades na escola para o contexto remoto. Dada essa necessidade, nós, bolsistas e orientadores, desenvolvemos alguns subprojetos nos quais priorizamos a relação extra classe com os estudantes, a fim de gerar um dinamismo que difere do cotidiano do ensino, utilizando fontes diversificadas e diferentes estratégias didáticas. Um dos subprojetos assinalados foi o Cine PIBID. O projeto foi executado através da exibição de cenas do filme de animação Tarzan (1999), onde os bolsistas mediaram e trouxeram questões a respeito da obra em paralelo com o conteúdo visto em sala sobre neocolonialismo. O projeto teve o objetivo de tratar o conteúdo visto em sala a partir de um objeto comum da vivência dos estudantes, possibilitando assim reflexões sobre as permanências ideológicas ligadas ao neocolonialismo em representações artísticas. Assim, o Cine PIBID foi uma experiência de utilização de mídias em sala de aula de maneira relevante tanto ao contexto dos alunos quanto às reflexões históricas propostas, bem como um ponto de contato com os estudantes no contexto do ensino à distância.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes