PROJETO PRESIDENTE ROOSEVELT E RP NO ENEM: UMA ALTERNATIVA PARA O ÊXITO EM BIOLOGIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ana Erika Martins Fernandes
  • Ana Hélia Sousa Benício
  • Josy do Carmo Assunção
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

O presente resumo visa apresentar o projeto Presidente Roosevelt e RP no Enem: Uma alternativa para o êxito em Biologia no Exame Nacional do Ensino Médio que atualmente é realizado na Escola de Ensino Profissionalizante Presidente Roosevelt e é executado pelos bolsistas residentes da Residência Pedagógica de Biologia. Este projeto nasceu da necessidade de haver uma maior assistência na resolução de questões de biologia para os estudantes, visto que nesse momento de pandemia, houve grande desmotivação dos discentes do terceiro ano da escola EEEP. Presidente Roosevelt. Partindo disso, pensou-se em elaborar um projeto que motive, ofereça aos estudantes ajuda na resolução das questões com os residentes da área de biologia por meio da plataforma Google Meet, que haja momentos de tira dúvidas e prática visando o melhoramento de habilidades de resolução de questões de biologia. O projeto é realizado de forma virtual por meio da plataforma Google Meet, uma vez por semana, com duração de 60 minutos cada encontro. Os encontros acontecem em horário fora do horário das aulas regulares da escola para que não haja nenhum comprometimento da participação dos estudantes nas atividades escolares. As atividades planejadas são de resoluções de questões do Enem com assuntos da disciplina de biologia que mais têm sido cobradas no exame em questão. Essas questões são previamente selecionadas, os assuntos mais explorados são: Humanidade e Ambiente, Citologia, Histologia e Fisiologia, Genética e Biotecnologia. Dito isto, os residentes organizam-se de acordo com seus horários e planejam como será o encontro, com o monitoramento de tempo e número de questões a serem resolvidas. Há uma preocupação em realizar esse projeto de forma mais leve e descontraída, sem que haja um ambiente de desconforto para os estudantes.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes