PROJETO PROFESSORES INSPIRADORES (PROFINSP) DO PROGRAMA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO (PAAP): RECONHECIMENTO E GRATIDÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Dijane Maria Rocha Victor
  • Emmanuel Prata de Souza
  • Nataly Alves Holanda
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

O ProfInsp é um projeto que surgiu da iniciativa do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/UFC) da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (COIDEA) da Escola Integrada de Desenvolvimento de Inovação Acadêmica(EIDEIA), com a proposta de proporcionar momentos de homenagens aos professores que durante o seu exercício de docência, inspiraram, e/ou inspiram estudantes para o desafio de aprender, de sonhar, de conquistar, de procurar melhorias pelos caminhos da educação e melhores rumos na vida com base nos princípios do bem e dos saberes científicos. Objetiva-se apresentar o resultado das edições do ProfInsp, com a finalidade de chamar a atenção sobre a importância de homenagear o professor que fez ou faz a diferença na vida estudantil de docentes e técnicos administrativos da UFC, quando alunos e alunas, em qualquer período da vida escolar ou acadêmica, a partir de exemplos e de ações positivas. Para tanto, trata-se de um relato de experiência, em que serão descritas duas edições: a primeira nos dias 14 a 16/10/2020, na semana do professor - com homenagem a quatro professores; e, a segunda, no dia 12/03/2021 no encerramento dos Encontros Universitários 2020. Os resultados apontaram que os professores homenageados sentem-se surpresos pela dimensão do reconhecimento e afeto, destacam que não tinham a compreensão do alcance de sua docência, já os homenageadores, reconhecem a importância desse espaço, e agradecem pela oportunidade do exercício da gratidão. Diante desses relatos, conclui-se que as edições realizadas e os impactos delas contribuem para a valorização da educação como fomento dessa profissão tão importante na construção do ser humano social, político e consciente de seu papel na sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes