QUEM FORMA O NORDESTE? UM NOVO OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES REGIONAIS A PARTIR DAS REFLEXÕES CONSTRUÍDAS DENTRO DO CONTEXTO SOCIAL E ESCOLAR.

Autores

  • Lara Miranda Calixto
  • Juliana Martins Santos
  • Acácio Leandro Maciel Simões
  • Kleiton de Sousa Moraes

Resumo

Este resumo pretende apresentar uma experiência das atividades do PIBID História da UFC com o PIBID Sociologia da UECE. Essa parceria possibilitou a criação do “Projeto Pensares”, na EEM Doutor César Cals (CE), com a finalidade de debater assuntos que estão inseridos no cotidiano e que demandam um olhar mais atento com o amparo da teoria. Nesse sentido, ‘’As representações nordestinas e cultura pop no Brasil’’ foi o tema escolhido entre os bolsistas, pois trata de um assunto que está diretamente inserido no cotidiano dos alunos, possibilitando o despertar da curiosidade e o sentimento de identificação. A partir disso, coube ao projeto o desenvolvimento dessa atividade, de modo a incentivar e ampliar as potencialidades das discussões apresentadas para além das paredes da escola, tornando-se um espaço de construção de conhecimento ao estimular o pensamento crítico dos alunos e as reflexões oriundas das problematizações que foram pontuadas. Logo, a fim de agregar às discussões, convidamos a historiadora Isabele Farias para apresentar essa edição, visto que, a partir das suas publicações no seu perfil do Instagram, ela aborda temas que se relacionam com a história, a cultura e a atualidade. A edição foi marcada para o dia 2 de julho de 2021, tendo o auxílio do professor Acácio Simões na divulgação do projeto, o que contribuiu para que um grande número de alunos estivesse presente no evento. Observamos que trabalhar a cultura nordestina, destacando a obra ‘’Invenção do Nordeste’’ de Durval Muniz, além de filmes como ‘’O Auto da Compadecida’’, despertou um sentimento de pertencimento aos alunos, instigando-os a contar um pouco sobre as suas vivências. A participação ativa dos discentes também tornou mais interessante o debate acerca das problemáticas expostas sobre a estereotipação do espectro cultural nordestino, já que as opiniões foram divididas, nos permitindo aprender mais sobre as diferentes percepções dos alunos sobre o assunto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes