RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE ESPANHOL: A PRODUÇÃO DE CONTEÚDO DIGITAL COMO METODOLOGIA ATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS COMUNICATIVAS

Autores

  • Thais Campos Oliveira
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho visa apresentar nossa experiência vivida na escola-campo EEP Paulo VI, em Fortaleza, com relação ao uso de metodologias ativas para o ensino e aprendizagem do espanhol. As ações didáticas foram aplicadas dentro de um projeto de intervenção que desenvolvemos como parte das nossas atividades durante o Programa Residência Pedagógica. Temos como propósito refletir sobre como as metodologias ativas podem ajudar os alunos no desenvolvimento de competências comunicativas da língua-meta e como estas contribuem para criar um espaço de aprendizagem no qual os alunos se posicionam no centro das ações educativas, gerando maior autonomia e colaboração destes na construção do conhecimento. Devido a pandemia de COVID-19, as aulas na escola-campo foram ministradas de maneira remota e ao longo delas utilizamos diversas metodologias ativas, mas daremos maior ênfase à Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), aplicada para que os alunos produzissem conteúdos para a internet. Para fundamentar nossas ações didáticas, consideramos os postulados teóricos de Almeida Filho (1993) e o ensino comunicativo de línguas, alinhada às metodologias ativas, conforme Berbel (2011). Como resultados parciais dessa experiência, observamos uma maior interação entre alunos e professor durante as aulas síncronas e maior colaboração entre os próprios estudantes. As produções de conteúdos pelos estudantes também revelam o desenvolvimento de habilidades como uma maior visão crítica, criatividade, autonomia, maior domínio das competências comunicativas da língua espanhola. Consideramos importante expor tal experiência e seus resultados, a fim de refletir sobre sua qualidade e importância para a prática docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes