RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO E PLANEJAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO INCLUSIVOS PARA OS ALUNOS DA EEP JOAQUIM NOGUEIRA

Autores

  • Andre Luiz de Oliveira Capistrano
  • Matheus Victor Rufino Areal
  • Thiago Henrique Marques Fernandes
  • Natalia da Silva Fernandes
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

Os anos de 2020 e 2021 exigiram uma reflexão sobre a necessidade de repensar uma nova abordagem metodológica de ensino em virtude da pandemia do vírus SARS-CoV-2 que obrigou a realização de todas as atividades escolares de forma remota. A escola de ensino profissionalizante Joaquim Nogueira tem a particularidade de ter alunos surdos compondo o seu corpo discente, o que exige que todo material ou aula produzidos sejam inclusivos, de forma que todos os alunos possam usufruir do material. O objetivo do presente trabalho consiste em compartilhar a experiência de produção de um material completamente inclusivo e que possa ser utilizado no cotidiano, tendo como tema específico “metais e oxirredução”. O material foi feito primeiramente como uma nota de aula, consistindo em um único documento contendo textos explicativos e alguns exercícios envolvendo todo o conteúdo. Porém, foi observado a necessidade de simplificar a linguagem utilizada, além da maior utilização de ilustrações, para que facilitasse o entendimento dos alunos. Foi sugerido também a divisão do material em duas partes, a primeira inteiramente sobre os metais e suas características e a segunda parte sobre reações de oxirredução. Além da revisão da linguagem e a reestruturação do material, sugeriu-se também a utilização de mapas conceituais a fim de ilustrar o conteúdo e estabelecer uma linha de raciocínio que facilitasse o entendimento do conteúdo. Com isso, pode-se concluir que é fundamental para a construção de material de apoio inclusivo, a utilização de ilustrações, mapas mentais e linguagem acessível, além da discussão do material com os outros integrantes do projeto destacando-se a valiosa contribuição da preceptora que acompanha os bolsistas na escola.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes